SAÍDA #49
Convite de leitura
Essa semana, coloquei moldura em um poster que trouxe de Santiago ano passado. Tinha tempo que estava querendo colocar em um lugar que eu pudesse ver todos os dias esse lembrete de leitura:
“Leiam muito,
leiam tudo,
leiam o que dizem os olhares,
leiam os gestos,
ler educa,
salva, acompanha,
torna LIVRE.”
Eu amo me lembrar dessa ideia de que o hábito de ler vai muito além dos livros.
E eu tive a sorte de me aproximar de alguém que domina essa arte de leitura do mundo. Que tem um jeito intencional e sensível de andar pelas ruas. Que acontece em movimento e que traça o mapa das cidades com seus pés.
A Elaine Moraes já apareceu por aqui na SAÍDA outras vezes.
Quando teve o evento de lançamento da sua plaquete, resultado literário das suas andanças por Paris, na Jenipapo, livraria de rua em BH:
E também quando tivemos a oportunidade de caminhar juntas em um cenário menos urbano, que balança as ideias, em Casa Branca - MG:
E agora um desses encontros, que tanto me alimentam criativamente, foi oficialmente registrado na Reconexão Criativa. A Elaine e eu nos encontramos para caminhar e conversar na Praça da Liberdade. E o resultado? Como ela nomeou, foi uma conversa-entrevista-prosa sobre a escrita, o acaso, a errância e o olhar criativo, para nos manter oxigenados no meio da rotina.
Eu te convido a vir caminhar com a gente. E conhecer esse jeito próprio de andar da Elaine. Ao ouvir a Elaine, nosso olhar se afina - e em suas próximas caminhadas, você certamente vai sentir isso.
Nós vamos adorar saber como esse papo chegou para você, e continuar essa conversa aqui nos comentários da SAÍDA ou nos do vídeo, no canal da Reconexão Criativa.
#Saideira: Ao assistir o vídeo, uma das criações da Elaine que você vai conhecer é o seu livro “Genealogia dos Afetos”, ela conta como foi o processo de criação dos contos que retratam a relação neta-avó. E hoje finalizo essa newsletter te fazendo uma indicação de programa para esse final de semana com feriado, que tem tudo a ver com o livro. A oficina Quando penso em minha avó..., por Marina Vianna, que vai acontecer no Inhotim.
Quando penso em minha avó..., por Marina Vianna
Com inspiração na obra Canto visual para nosso espírito (2025), de Edgar Calel, e nos elementos da natureza — pedra, terra e água — presentes nela, a oficina propõe uma experiência de escuta e criação a partir da memória. O público é convidado a revisitar as vozes que habitam suas lembranças e a transformar sons em imagens, dando forma sensível às memórias que ecoam dentro de si. 6, 7 e 8 de dezembro, às 14h
25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Galeria Lago [G6] | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: livre
Com carinho,
Aída Dias





![WhatsApp Video 2024-04-11 at 14.19.34.mp4 [video-to-gif output image] WhatsApp Video 2024-04-11 at 14.19.34.mp4 [video-to-gif output image]](https://substackcdn.com/image/fetch/$s_!J6Z_!,w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_lossy/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fc03bef39-30ba-405d-80e3-f2cf8b340659_600x340.gif)

Que sorte a minha, viu! Caminhar e encontrar, na travessia, pessoas como você! Obrigada por tudo e por tanto! 🧡
Que bacana ver o Saida de volta. Eu acompanhei as duas outras edicoes mas nao tive tempo de comentar. Vida longa pra esse newsletter que revela criatividade em diversos aspectos da vida.