SAÍDA #50
Presente de Natal!
Chegou aquele dia do ano, que vem como promessa de respiro. Depois de entoarmos em coro coletivamente “estamos na correria!”, chegamos na reta final: o dia de Natal!
E o que eu te desejo hoje, é que você consiga silenciar o agito e as distrações, que os encontros e as memórias trazem à tona, nessa época do ano. E que não perca de vista o contato consigo mesmo.
É uma época de naturalmente revermos o ano. E sermos presas fáceis de uma certa armadilha: colocar atenção no que faltou. Somos duros com a gente mesmo nesse quesito, e no balanço final do ano é fácil que pese mais “a parte que falta”. Sempre gosto de lembrar do livro infantil que tem esse título, e que se popularizou entre os adultos, quando a Jout Jout resolveu ler do seu jeito sem cerimônias, no YouTube. Para quem quiser, conhecer segue aqui o vídeo:
E se você quiser aprofundar nessa reflexão te convido a ler esse carrossel feito pela a Thaís, que além de psicóloga, artista e sensível, ainda me dá a honra de ser leitora da SAÍDA.
Então, eu te desejo um Natal e um final de ano, com mais doçura com você mesmo, menos julgamento e mais celebração da parte que não faltou, daquilo que você deu conta. Lembrando que a parte que falta, segue com a gente para 2026. 😅 É melhor aprendermos a conviver com ela.
E como Natal também virou sinônimo de troca de afetos e presentes, eu gostaria de te dar o presente da Reconexão Criativa esse ano: a segunda edição do Calendário da Criatividade.
Dessa vez, na sua versão física:
são 12 marca-páginas, para te acompanhar nas leituras ao longo do ano (receba como um convite para que os livros e o tempo fora da tela façam parte da sua agenda em 2026)
cada um tem o calendário de um mês do ano de 2026, e eles são unidos por uma argolinha articula para que você não os perca ao longo do ano
cada mês carrega um dos 12 Princípios da Reconexão Criativa (12 princípios para guiar a prática da criatividade ao longo do seu ano). Você pode conhecer mais dos princípios aqui.
e no verso de cada marca-página, um espaço para você preencher e acompanhar, a cada mês, suas descobertas criativas favoritas - algo que você leu, assistiu ou ouviu e que te marcou. Ao final do ano, você vai terá essa boa retrospectiva em mãos!
Se você quiser receber em casa, como um presente 🎁, basta deixar seu endereço no link a seguir e chegará na sua casa como uma carta, através dos Correios 💌: clique aqui para receber.
#Saideira: E falando em compras de Natal, gosto da ideia de presentes criativos, especialmente aqueles feitos pelas mãos de alguém. Esse ano, foi o meu primeiro com presépio em casa. Das decorações de Natal, acho esse item um dos mais importantes, para não esquecermos o real motivo de tanta festa.
Conheci a Josefina, na Feira de Rua Plaza Francia, em Buenos Aires. Ela faz arte esculpida em madeira, na serra tico-tico.
Aqui foi quando a conheci na Feira:
E aqui um pouco do processo de produção dela, onde ela consegue na serra, em cortes contínuos traços finos e com uma delicadeza que tocam:
Com carinho,
Aída Dias






Adorei o presente da Reconexão! Ansiosa para chegar aqui!
Adorei o texto da Aída e da Thaís.
Admirável o traballho em madeira da Josefina.
O livro eu dei de presente a uma filha a um bom tempo. Amei!
Que 2026 venha com muita saúde e paz para todas vocês.